Nos dias 19, 20 e 21 de outubro aconteceu em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, a Operação Battle of Rwanda IV, evento de Airsoft de nível nacional que contou com a participação de 120 operacionais oriundos do rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Divididos em dois exércitos, a Milícia (composto por equipes que utilizam fardamentos no padrão TAN/bege e suas variações) e o Elite (composto por equipes que utilizam fardamentos no padrão OD/verde oliva e suas variações).
O A.S.A. esteve presente representado por Gustavo Motta, Alyson Munari Damiani e Túlio Gerhardt Albano. Participando da Milícia, a equipe participou dos 4 jogos em que era composta a operação. Os jogos foram distribuídos por períodos, iniciando no sábado de manhã, dia 20, com um jogo de duas horas de duração. A tarde houve mais um jogo com duas horas de duração e a noite espreita e munição traçante no jogo noturno que durou até a meia noite. Na manhã de domingo, dia 21, aconteceu o jogo de encerramento, com mais duas horas de jogo.
O ambiente de jogo em si é um destaque a parte, parecia uma favela, um labirinto com centenas de barracos, becos, guetos, ruas, riachos, grotas, gambiarra e a presença de inimigos por todo lado lembravam combates de Mogadíscio e o filme Black Hawk Down. Combates em CQB, tiros a curta distância, diversas missões para cada equipe, dezenas de equipes jogando juntas, com os mais variados estilos e treinamentos, todo tipo de armas e equipamentos, missões noturnas e uma Kombi “blindada” que metia pressão em todo mundo por onde passava.
Após o encerramento dos jogos a organização do evento ofereceu um almoço para os operacionais e sorteou diversos brindes, entre eles duas espingardas calibre 12. “Pudemos rever amigos, fazer novas amizades e ficar com um gostinho de “quero mais” torcendo para que o próximo evento não demore a chegar”, declarou Túlio.
O evento já entrou para o calendário do Airsoft e ano que vem promete ser ainda melhor.









